Gente, já estamos chegando ao final do ano! Época de festas e muitas confraternizações. Dentre as tradições mais relembradas está a troca de presentes do amigo secreto. Vamos combinar que todo mundo acaba participando. É no trabalho, na faculdade, na academia, na família. Tem caso até de ex-turma de escola!
Como se sair bem em todos eles? Ou melhor: como saber diferenciar os climas de cada um deles, não errar no tom? Seguem algumas dicas que pesquisei para nos ajudar:
1 – A primeira dica é variar no tema da festa. Acredite, as pessoas gostam quando o amigo secreto é temático fugindo da troca simbólica de lembrancinhas. O momento da escolha do tema pode ser, ele próprio, mais uma etapa da brincadeira. Algumas ideias: CDs, presentes artesanais (feitos pelos próprios participantes), kits de viagem, “amigo da onça” (com presentes engraçados), solidário (com indicações de trabalho humanitário) etc.
2 – Quando o amigo secreto rolar no ambiente de trabalho. Por mais que você viva com aquelas pessoas e mantenha um clima de amizade saudável e baseado no bom-humor, evite presentes pessoais demais. Ou oferecer um presente acima ou abaixo do valor estipulado. Uma boa saída é, caso sua empresa seja grande demais, utilizar o vale-presente, ou vale-livro, evitando assim erros de avaliação na hora da escolha
3 – Presentes religiosos: evite se você não conhecer muito bem as preferências do presentado. Mesmo que você ache que o último CD Gospel de sua cantora preferida seja maravilhoso, religião é algo muito particular e pessoal
4 – Roupas e calçados: são de escolha difícil. Mesmo acertando o gosto, muitas vezes erramos o tamanho. E vice-verca. Pense em artigos de decoração, por exemplo, como substituto.
5 – A festa em si: caso seja em ambientes familiares ou impessoais, o amigo secreto pode abrir a festa que depois de estende com música, comes e bebes e outras brincadeiras complementares. Contudo, no ambiente de trabalho, aconselha-se apenas uma discreta recepção e, caso seja no horário do almoço, sem a adoção de bebidas alcoolicas.
6 – Estipular valor ou não? O que vale é a reunião de amigos, a troca de experiências e passar momentos agradáveis. Portanto, quanto mais o valor for acessível melhor, por vários motivos. Pense que a realidade econômica das pessoas é diferente, que os orçamentos esta época do ano são apertados, enfim, que o importante é possibilitar que todo mundo participe! Resumindo: estipule o valor sempre!
7 – Como acertar no presente? Muitas vezes, a principal dúvida é como acertar na escolha do presente. Uma sugestão é que os participantes criem uma lista com algumas sugestões. Mas, se você ainda tem dúvidas, confira a matéria especial que preparei com dicas de presentes.
8 – Últimas dicas: peça nota fiscal para possibilitar troca, não se atrase e…jamais esqueça o presente!
Gostou das minhas dicas? Se você quiser saber mais sobre como organizar o amigo secreto, confira o conteúdo que preparei sobre o evento. Aproveite e veja também o Especial de Natal com receitas, sugestões de decoração, ideias de presentes e muito mais informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário